O envenenamento ou spoofing de DNS (Domain Name Server) é um tipo de ataque virtual que explora vulnerabilidades no servidor de nomes de domínio para desviar o tráfego dos servidores legítimos e direcioná-lo a caminhos falsos.
Mas Oque é DNS?
Imagine que o DNS (Domain Name System) é como a agenda de contatos do seu celular. Você não precisa decorar o número de telefone de todas as pessoas, certo? Você só digita o nome delas, como “Ana”, e o celular sabe qual número ligar.
Na internet, funciona da mesma forma. Em vez de decorar números complicados (os endereços IP) para acessar um site, como 8.8.8.8 ou algo ainda mais difícil, você só precisa lembrar o nome do site, como google.com. O DNS faz o trabalho de “traduzir” o nome que você digitou no navegador para o número que a internet usa para encontrar aquele site.
Então, toda vez que você digita o endereço de um site, o DNS age como um intermediário inteligente, conectando você ao lugar certo na internet sem que você precise se preocupar com números longos e confusos.
Como Funciona o Envenenamento de DNS (DNS Spoofing)?
- Inserção de uma Entrada Falsa no DNS:
O criminoso compromete o servidor DNS, inserindo uma entrada falsa que associa o endereço de um site legítimo ao endereço IP de um site malicioso. - Pedido de Acesso ao Site Verdadeiro:
O usuário tenta acessar o site legítimo, como faria normalmente, digitando o endereço no navegador. - Redirecionamento Para o Site Malicioso:
Devido à entrada falsa no servidor DNS, o usuário é redirecionado para o site controlado pelo criminoso, que pode ser usado para roubo de dados, disseminação de malware ou outros fins maliciosos.
Uma Analogia Simples
É como se alguém pegasse o celular de uma pessoa e alterasse o número de telefone de um contato confiável, como o banco. Quando a pessoa tenta ligar para o banco, ela, sem saber, é direcionada para o telefone do golpista. O golpista então se passa pelo banco para enganá-la e obter informações confidenciais.
Quais são os riscos?
O envenenamento de DNS apresenta diversos riscos, começando com o roubo de dados. Sites de bancos e lojas on-line populares são facilmente falsificados, ou seja, qualquer senha, cartão de crédito ou informações pessoais podem ser comprometidos. Além disso, o computador de um usuário pode ser exposto a outras ameaças como vírus ou cavalos de Troia, já que as atualizações de segurança legítimas não serão executadas.
Como evitar?
Para evitar o envenenamento de DNS, os usuários devem ficar atentos com a conexão, e sempre verificar se estão acessando o site através de um protocolo seguro (https), é possível verificar isso na barra de endereço do navegador.
Uma das formas de identificar se está acessando um site malicioso é se o navegador mostrar uma mensagem de certificado inválido para o site que está acessando.
Outra forma de evitar esse tipo de ataque é ter um firewall bem configurado conectado a sua internet para fazer a filtragem dos acessos e possuir um bom antivírus.
O envenenamento de DNS é uma ameaça silenciosa que redireciona usuários para sites falsos. Proteger-se com servidores DNS seguros e práticas de segurança é essencial para evitar golpes.